Psicologia Nas Organizações

28/03/2011 13:39

        

        Em artigo da Internet eu cheguei a ler que os próprios profissionais da psicanálise chegaram a ser discriminados pelos seus colegas por estarem aderindo a um novo paradigma e seguindo por caminhos adversos. Mas hoje percebemos que, cada vez mais, a psicanálise, como ciência, contribui fundamentalmente para o desenvolvimento das organizações, gerando não só riquezas para a própria organização, mas também qualidade de vida para o trabalhador. Alias, hoje em dia até mesmo a nomenclatura esta se transformando de trabalhador para colaborador, posto que, as empresas começam (muito vagarosamente) a perceber o valor de seu capital humano e intelectual.

        Com certeza ainda não chegamos lá, mas acredito que estamos trilhando o caminho certo, e logo, com certeza, chegaremos a compreender as organizações não como geradora de riquezas para poucos usufruírem, mas como um bem comum, gerador de riquezas para todos, igualando as classes sociais, um bem para a nação e não para grupos que só pensam em enriquecer e esbanjar recursos, sendo que uma boa parte da população vive a beira da miséria, e sem ter perspectivas de melhoria em sua qualidade de vida.

        A Psicologia utilizada dentro do campo organizacional tem um papel significativo desde a era industrial em que se focava apenas em selecionar pessoas, Após determinado período esta ciência passou aperfeiçoar-se e expandiu sua área de atuação, além de atuar na seleção das pessoas e recrutamento de pessoas, começou a atuar dentro das organização, contribuindo para o surgimento da área de Gestão de Pessoas.