Objetivar a subjetividade e subjetivar a objetividade
Objetivar a subjetividade é tornar a consciência (subjetividade) objetiva, ou seja, é a consciência levando o corpo (objetividade) para a escolha mais sensata e possível de forma racional em um determinado contexto usando seu passado para influenciar numa decisão futura.
Subjetivar a objetividade é fazer o ser racional se tornar uma espécie de personagem, ou seja, é o indivíduo que existe apenas em um mundo imaginário repleto de emoções e sentimentos. Desta forma, o ser que assumia uma postura objetiva passa a ser subjetivo.
A subjetividade é construída na relação dialética entre o indivíduo e a sociedade e suas instituições, ambas utilizam as mediações das emoções, da linguagem, dos grupos a fim de apresentar uma objetividade questionável, responsável por uma subjetividade na qual este códigos substituem a realidade. Assim, objetividade/ subjetividade como unidade dialética é medida por uma estrutura denominada Subjetividade Social a qual, através do códigos efetivos e lingüísticos garantem a manutenção dos status.