Comportamento Produtivo e Contraproducente

10/06/2011 14:55

O comportamento produtivo e contraproducente dos funcionários do trabalho é uma área de vital interesse para a psicologia organizacional. As principais preocupações das empresas é a motivação, que afeta o desempenho no trabalho, a ausência e a rotatividade dos seus funcionários para melhor ou pior.  

O desempenho no trabalho é uma variável para a psicologia organizacional, pois o desempenho abrange outros pontos da psicologia, como por exemplo, a motivação, a personalidade e as influências do meio ambiente.

Um dos principais objetivos de campo dos fatores humanos é melhorar o desempenho no trabalho por meio do projeto de ferramentas e equipamentos. Embora os estudos de Hawthorne sugerirem que o ambiente social é mais importante que o físico, porém alguns aspectos do ambiente físico também influência no desempenho, alguns deles são a iluminação, os ruídos e os equipamentos. São esses aspectos que podem levar a rotatividade e a baixa satisfação dos funcionários.

O comportamento contraproducente são emoções destrutivas causadas pelas condições de trabalho estressantes e injustas estas emoções podem gerar custos excessivos para as empresas.