A PROBLEMÁTICA: MOTIVAÇÃO

01/06/2011 22:32

 

Muitas são as abordagens a acerca do tema motivação:

  • Para Freud os indivíduos nem sempre tem consciência do que realmente o motiva, já os Behavioristas acreditam que o comportamento é motivado pelas recompensas ou punições a eles aplicada, enquanto os cognitivistas defendem que os indivíduos se empenham em realizar os trabalhos ou atividades atrativas, afastando-se consequentemente das atividades negativas.
  • Para estudar melhor a problemática Maslow adotou como hipótese a hierarquia das necessidades humanas, através da pirâmide das necessidades inferiores e superiores, sendo que as superiores somente surgiam quando as inferiores fossem totalmente satisfeitas.
  • Herzberg diferencia satisfação de motivação no trabalho:A satisfação se relaciona com as condições ambientais do trabalho e a motivação com a execução do trabalho propriamente dita, inflluenciando efetivamente na produtividade do indivíduo.

A motivação é fruto dos desejos e necessidades particulares de cada pessoa e como ela busca realizar.O ambiente externo ou as organizações não são a essência da motivação humana, estes agentes atuam apenas como colaboradores ou empecilhos na realização das necessidades e desejos, exercendo assim uma influência direta sobre o indivíduo