Conceitos de Grupos e Equipes

10/06/2011 02:19

Antes de entendermos os conceitos que estão relacionados aos grupos e equipes de trabalho vamos primeiro entender a diferença entre eles.

Os grupos de trabalho são conjuntos de indivíduos que interagem no trabalho e dividem algumas tarefas, visando objetivos inter-relacionados, já as equipes são um tipo de grupo de trabalho, porém com três propriedades específicas, são elas: as ações dos indivíduos devem ser interdependentes e coordenadas; cada membro deve ter um papel específico determinado; e deve haver tarefas com o mesmo objetivo.

Depois da distinção de grupos e equipes vão aos conceitos que estão relacionados aos mesmos. Os quatro primeiros servem tanto para os grupos quanto para as equipes, pois como foi dito antes a equipe é uma espécie de grupo, porém os dois últimos só são importantes para as equipes.

Papéis: as pessoas em um grupo ou equipe não desempenham necessariamente a mesma função ou têm o mesmo propósito, pois esses aspectos variam de acordo com o cargo que ocupam;

 Normas: são regras de comportamento informais aceitas pelos membros de um grupo de trabalho, que podem ter grande influência no comportamento individual;

Coesão do Grupo: é a soma de forças que atraem os membros do grupo e os mantêm unidos, para que isso aconteça os membros devem está motivados a permanecer no grupo;

Perda no Processo: refere-se ao tempo e esforço que os membros gastam para manter o grupo em atividades que não estão diretamente relacionadas com a produção;

Envolvimento de Equipe: é a força do envolvimento de um indivíduo com uma equipe e abrange aceitação das metas e disposição para trabalhar com constância e desejo de permanência na mesma;

Modelo Mental de Equipe: diz respeito ao entendimento comum entre os membros da equipe quanto à tarefa, à equipe, ao equipamento e à situação. Quanto maior a qualidade deste modelo mental de equipa melhor será o desempenho da equipe.