2º Execício Avaliativo

13/06/2011 09:53

 1-    Explique como as características pessoais e ambientais influenciam no desempenho no trabalho de forma produtiva.

Varias características dos funcionários são importantes para o desempenho mo trabalho e podem afetar sua capacidade de realizá-lo. Uma dessas características é os níveis de habilidade, pois pessoas com altos níveis podem ter um desempenho melhor por serem mais habilidosos ou empenham maior esforço na realização das tarefas ou em ambas. Outra forma de analisar a influencia das características pessoais no desempenho são cinco características que são: as pessoas com características de invasão são sociáveis, gregários, diretas e comunicativas, estabilidade emocional.

2-    Qual a relação possível entre humana factors, motivação e desempenho.

A motivação é uma característica individual, por tanto varia de pessoa para pessoa, mas ela pode desenvolver tanto a parti do funcionário, como de condições ambientais, essa motivação tem relação com o desempenho, pois quanto mais funcionários se sentir motivado maior será o seu desenvolvimento em relação ao seu trabalho.

3-    Defina e diferencie grupos e equipes e indique o papel dos mesmos nas organizações.

Grupo é a união de duas ou mais pessoas que interagem umas com as outras e dividem tarefas, visando objetivos; Equipe e um tipo de grupo de trabalho, mas ela tem três propriedades: as ações dos indivíduos, papel especifico e tarefas com o mesmo objetivo.

4-    Apresentar e discutir os conceitos centrais dos temas grupo e equipe.

Papeis: Submete-se que nem todas as pessoas em um grupo ou equipe tem a mesma função, podendo apresentar responsabilidade diferentes; Normas: são regras de comportamento informal, que poderá ser aceita ou não pelos membros do grupo; Coesão do grupo: é o somatório de forças que atrai os membros e mantém unidos, devendo estar fortemente motivados para se manter nele; Perda no processo: grande parti do esforço do individuo é dedicado a outra funções que não esta relacionada com o desempenho das atividades; Envolvimento da equipe: é a parcela de envolvimento do individuo tem com equipe, como aceitar as metas traçadas.

5-    Discutir os processos que possibilitam melhor desempenho no grupo.

O desempenho do grupo pode ser melhorado pela presença de outros indivíduos, resultando a interação, a motivação, pois os grupos desmotivados não apresentarão um bom resultado. O surgimento da liderança no grupo também proporciona melhor desempenho nas realização dos processos.

6-    Relacionar os conceitos mais importantes dos dois capítulos tendo como eixo o desempenho na e das organizações.

A motivação nos grupos e equipes de trabalho dependendo do seu nível pode melhorar ou não o desempenho do funcionários, como conseqüência afetara o desempenho das organizações em relação a sua produtividade.