A liderança e os grupos

10/06/2011 19:51

 

No grupo, o líder é entendido comumente como aquele que ocupa o cargo de direção, pois o líder é a pessoa que exerce influência sobre os outros, porém é necessário que os subordinados aceitem a sua influência. Após esta aceitação o líder passa a ser referencia para o grupo.

A liderança como característica de um indivíduo é fundamentada na identificação de traços físicos, intelectuais e de personalidade que caracterizam o líder. A teoria da Interação, porém apresenta a liderança como propriedade de grupo, ou seja, a liderança surge na medida em que o grupo se forma e se desenvolve.

O exercício das funções de liderança no grupo está estritamente relacionado com o poder social, com a capacidade do indivíduo de influência uma ou mais pessoas para agir em determinada direção ou para mudar a direção da ação.

Existem dois tipos de lideranças: a autocrática, que é a mais adequada para a manutenção do poder; e a democrática, que é mais adequada para a autodeterminação do grupo e o desenvolvimento das habilidades e capacidades de seus membros.